Compre diretamente pelo telefone! Ligue e fale conosco: (27) 2122-1600

Apostando na arte como uma importante ferramenta para transformações positivas, o projeto Ativar Piedade resgata a essência do bairro Piedade, em Vitória. Com ele, além de restaurarmos um importante trajeto do local, recuperamos também a autoestima e sensação de pertencimento dos moradores.

O projeto foi realizado em parceria entre Cidade Quintal, Árvore Casa das Artes e Movimento Comunitário da Piedade, com apoio do edital Territórios Criativos da Secult-ES. A Intercores auxiliou e patrocinou a iniciativa, fornecendo também as tintas e acessórios para pintura.

Depois de atuar em outras requalificações, como na Escadaria da Piedade e na Revitalização da Ilha do Príncipe, desta vez contemplamos toda a Piedade. Para isso, foi realizada uma profunda imersão com os moradores, conhecendo suas histórias, fazendo visitas guiadas aos projetos da Cidade Quintal já realizados, além de vivências locais, atividades de criação e treinamento técnico para a composição da equipe de pintura.

O resultado foi além de desenhos artísticos: as fachadas renovadas com cores vivas e alegres contam as narrativas da comunidade, divididas em três temas: “Paz na Piedade”, “Nascente” e “Histórias Para Educar”.

As pinturas trazem a cultura da paz, em combate à violência que assola a comunidade desde 2019, quando ataques incendiários deixaram o vazio e o medo nesses espaços. Também são representadas figuras locais importantes, como as parteiras e benzedeiras.

O resultado foi possível, também, com a colaboração dos nossos clientes que participaram do Mega Saldão, em que parte das vendas foi convertida em mais recursos financeiros para o projeto. Desta forma, ampliamos o número de casas contempladas de 11 para 30, fazendo um grande mural que interliga também dois outros espaços que estavam em processo de abandono, do Terreirinho ao Pátio Circo da Floresta.

Com a ativação, transformamos a paisagem do bairro e a vida dos moradores. É gratificante cooperar com projetos que causam impactos positivos na sociedade. Por isso, continuaremos trabalhando para ser a parceira que cria boas perspectivas para o presente e futuro das pessoas.

Confira algumas imagens do processo, captadas pelo fotógrafo Francisco Xavier.

2021. Intercores Distribuidora