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Você com certeza já teve algum produto mais parado que os outros no estoque. O fenômeno do “encalhado” ocorre muitas vezes porque aquele produto não está sendo ofertado adequadamente, e bastam algumas ações de planejamento e promoção para movimentar sua venda, como as que vamos mostrar aqui.

 

1 – Não deixe seu estoque lotado.

 

Planeje bem sua compra para não encher demais o estoque. Compre apenas o necessário e reabasteça com frequência, conforme a demanda da sua loja. Uma dica é contar com a gente pra ser seu estoque, temos um grande mix de produtos e amplo espaço de armazenamento, assim podemos entregar o que você precisar em até 72 horas.

 

2 – Faça relatórios dos produtos e fique de olho na rotatividade.

 

Entenda a rotatividade de seus produtos, assim será possível planejar desde onde organizá-los na loja até quais são os que merecem atenção especial na hora de divulgar e vender. Com o relatório, você pode ver quais produtos ficam mais tempo parados e tentar entender o motivo. O preço está elevado em comparação aos concorrentes? Seus funcionários conhecem bem o produto e sabem vendê-lo? Ele está sendo exposto de maneira adequada na loja? Entendendo a razão, será possível pensar em uma solução mais assertiva para o problema.

 

3 – Tome a atitude certa.

Entendido o possível motivo do encalhamento, é hora de agir! O produto é novo e as pessoas ainda não o conhecem? Dê destaque a ele na comunicação e na loja. Treine seus colaboradores para que entendam do produto e tenham bons argumentos de venda. O problema está relacionado a preço? Faça promoções bem pensadas, como por exemplo associar o produto parado com outro relacionado, vendido pelo preço normal. Funciona assim:

Se o produto parado for um rolo para pintura, por exemplo, oferte-o com um bom desconto na compra de uma lata de tinta.

Associar a venda a outro produto muitas vezes é uma solução melhor que apenas dar um grande desconto no encalhado. Isso pode fazer com que a percepção do produto em liquidação se torne negativa. Mas atenção: não deixe a promoção rolando por muito tempo. Se os clientes se acostumam com o preço promocional, a ação perde força e credibilidade.

 

4 – Espalhe a notícia.

 

De nada adianta ter um produto bom ou fazer uma promoção se você não se comunicar bem. Treine seus funcionários para que falem do produto e da promoção com os clientes. Aposte em divulgação no próprio ponto de venda, como cartazes ou displays. Divulgue a promoção para fora da loja, como em folhetos promocionais, anúncios ou nas redes sociais. Se você tiver contatos de clientes no WhatsApp, também vale divulgar as promoções para eles.

Aplicando essas dicas, vai ficar mais fácil manter a rotatividade de seus produtos, planejar suas compras e oferecer sempre o melhor para seus clientes. E se precisar de ajuda, já sabe, né? Pode contar com a gente. Até a próxima!

2020. Intercores Distribuidora