Compre diretamente pelo telefone! Ligue e fale conosco: (27) 2122-1600

Você já tem um calendário de vendas em sua loja? Datas comemorativas são sempre uma mão na roda para o comércio, e se você souber aproveitar os temas, é possível transformar essas datas em oportunidades. Pensando nisso, criamos um passo a passo com algumas dicas para te ajudar a aquecer suas vendas!

 

Passo 1: crie seu calendário de vendas

Para aplicar o chamado marketing sazonal em sua loja, isto é, atrair clientes em datas específicas, é preciso que você se planeje com antecedência e estabeleça seu calendário. Mapeie as datas especiais do ano, incluindo as datas mais tradicionais, como a Black Friday e o Natal, e outras que podem servir como tema para ações promocionais.

 

Passo 2: planeje o estoque

 

Ao esperar um volume maior de vendas, dê atenção especial ao estoque. É importante não deixar faltar produtos em alta demanda, sem se esquecer do risco de comprar exageradamente e lotar o estoque com mais do que você consegue vender. Planeje-se bem e use seu relatório de produtos para te auxiliar na hora de fazer o pedido.

 

Passo 3: crie promoções interessantes

 

Prepare promoções, sorteios ou brincadeiras que se relacionem com as datas escolhidas. No período de festas juninas, por exemplo, uma ideia é fazer uma pescaria com brindes para compras acima de determinado valor, ou mesmo uma pescaria com descontos para determinados produtos.

Outra dica é aproveitar datas menos tradicionais, mas que se relacionam com o seu negócio ou possibilitam promoções interessantes. No Dia do Amigo, por exemplo, que tal fazer uma promoção de indicação de clientes ou uma compre 1 e leve 2? Lembre-se que as promoções não devem ser longas demais, ou o público se acostuma com o preço promocional. Use a criatividade, calcule bem seus descontos para não levar prejuízos, e fique de olho no que está rolando no mercado!

 

Passo 4: prepare a loja

Em datas comemorativas, espera-se mais movimento de clientes. Organize sua loja de maneira atrativa e estratégica, destacando os produtos que deseja dar mais saída e utilizando suporte de materiais gráficos para comunicar promoções. Facilite a circulação de pessoas e mantenha a loja sempre limpa. Em datas temáticas, se possível, decore o espaço de acordo. E claro, lembre-se sempre de treinar sua equipe para acompanhar a estratégia criada para o período.

 

Passo 5: divulgue suas ações

Depois de definir tudo, aposte na divulgação para atrair o público para sua loja. Mantendo-se na temática de cada data, divulgue suas ações de forma clara e atraente para que as pessoas vejam as vantagens que sua loja tem para elas. Uma dica é investir nas redes sociais, principalmente se seu público está no meio digital, e utilizar ferramentas como o WhatsApp para envio de comunicados periódicos.

 

Separamos algumas datas comemorativas que podem ser úteis para seu negócio:

8/março: Dia Internacional da Mulher

15/março: Dia Mundial do Consumidor

19/março: Dia do Carpinteiro/Dia do Marceneiro

22/março: Dia Mundial da Água

5/abril: Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção

12/abril: Páscoa (2020)

1/maio: Dia Mundial do Trabalho

10/maio: Dia das Mães (2020)

13/maio: Dia do Automóvel

18/maio: Dia dos Vidreiros

25/maio: Dia da Indústria/Dia do Trabalhador Rural

5/junho: Dia da Ecologia/Dia Mundial do Meio Ambiente

12/junho: Dia dos Namorados

20/junho: Dia do Revendedor

29/junho: Dia do Pescador

30/junho: Dia do Caminhoneiro

20/julho: Dia do Amigo e Internacional da Amizade

28/julho: Dia do Agricultor

9/agosto: Dia dos Pais (2020)

15/setembro: Dia do Cliente

27/setembro: Dia do Encanador

30/setembro: Dia da Navegação

1/outubro: Dia do Vendedor

3/outubro: Dia do Profissional de Organização

12/outubro: Dia das Crianças

17/outubro: Dia do Eletricista

18/outubro: Dia do Pintor

26/outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil

30/outubro: Dia do Balconista

31/outubro: Dia das Bruxas (Halloween)

23/novembro: Dia do Engenheiro Eletricista

27/novembro: Black Friday (2020)

11/dezembro: Dia do Engenheiro

15/dezembro: Dia do Arquiteto/Dia do Jardineiro

20/dezembro: Dia do Mecânico

25/dezembro: Natal

 

Quais datas podem se transformar em oportunidades de aumentar as vendas em seu negócio? Comece já seu planejamento e faça do seu ano mais rentável!

 

2020. Intercores Distribuidora