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No último post do Se liga na gestão, demos algumas dicas básicas para fortalecer a imagem da sua loja. Agora, vamos falar um pouco sobre como você pode organizar o espaço para potencializar as vendas e a experiência dos clientes.

No comércio, é preciso pensar a disposição dos produtos para facilitar e estimular a compra do consumidor, tornando-a o mais rápida e prática possível. Se a loja não for visualmente atrativa e organizada, todo o trabalho de trazer os clientes pra dentro pode ter sido em vão. Para evitar alguns erros básicos e movimentar seu estabelecimento, se ligue nas dicas que preparamos para você:

 

1 –  Organize prateleiras por níveis

   
Nas prateleiras, siga uma lógica a partir da altura. No nível acima da cabeça, ou seja, fora da linha de visão do cliente, coloque os produtos de menor interesse. Na altura dos olhos, a área mais vista pelos consumidores, priorize os produtos mais caros, com melhor margem de lucro. Na linha da cintura, que ainda tem boa visibilidade, exponha produtos de grande procura. Abaixo, coloque os produtos mais baratos e essenciais. Mesmo que estejam mais difíceis de ver, as pessoas sempre procuram por eles. No chão, coloque apenas produtos pesados, como latas de tinta e sacos, por exemplo.

 

2 –  Mantenha os preços visíveis


 
É de extrema importância que as etiquetas de preços estejam corretas, fáceis de ver e relacionar a cada produto. Se o cliente não encontrar o preço de forma rápida e simples, é bem provável que ele não leve o produto em questão, e todo o investimento em divulgar o negócio e deixar a loja atrativa vai por água abaixo.

 

3 –  Otimize a compra e o tempo do cliente


 
Ao organizar produtos, verifique se eles fazem sentido juntos, colocando-os próximo aos complementares: fitas métricas perto de ferramentas, rolos e pincéis de tinta próximos a bandejas de pintura, ou pregos perto de martelos, por exemplo. Isso faz com que o cliente não perca tempo procurando produtos e ainda compre mais, pela conveniência.

 
4 –  Não encha demais a loja


 
Seu estabelecimento deve ser confortável para os clientes. Encher o espaço com prateleiras e ilhas deixará o ambiente com um aspecto desorganizado, e pode até mesmo prejudicar a visibilidade dos produtos. O ideal é manter um equilíbrio que atraia o cliente, facilite o fluxo de pessoas e valorize os produtos expostos.

 

5 –  Aposte no mix


 
Se você escolher as melhores marcas com que trabalhar, não é preciso ter opções demais de cada produto. Seguindo a tendência do omnichannel, uma dica é ter um mix de produtos variados e complementares em sua loja, atendendo às necessidades dos clientes com praticidade, para que eles não precisem comprar em outros estabelecimentos.
 

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